Mulan

A Força do Amor em Mulan

MulanA personagem do título em Mulan é doce, inteligente, forte, nobre e a mais modesta heroína para habitar um desenho animado da Disney.

Mulan é saudável e atlética de uma forma normal, e não cheia de curvas como costumam ser algumas princesas da Disney. Ela também é extremamente feminina. Além disso, o que motiva sua aventura asiática não é a inquietação adolescente ou uma paixão por algum herói encantador.

A história desta vez não é um recheado de um simples clássico familiar das crianças ocidentais, mas com base em um conto popular chinês sobre uma adolescente chinesa que se disfarça de menino para lutar contra certos invasores.

Quando os invasores e seu implacável líder Shan-Yu (que parece alarmantemente como Karl Malone) ultrapassam o muro chinês, o Imperador convoca todos os homens capazes para defender o reino. O pai de Mulan é velho e fraco, mas joga sua muleta para se voluntariar. Para poupá-lo, Mulan rouba a espada da família, convoca os antepassados familiares para obter ajuda, e secretamente vai em seu lugar.

No processo, essa garota desajeitada que deseja aceitação floresce em uma mulher jovem e corajosa. Mulan como uma guerreira em uma armadura, salva seu batalhão e resgata a China dos Huns invasores, mas também desenvolve uma maior compreensão do amor incondicional de seu pai por ela. Infelizmente, a maior força do filme também é a sua maior fraqueza.

Um carinho para a família e a cultura chinesa incluem filosofias religiosas orientais, como cantar mantras e rezar para os antepassados mortos por assistência. Apesar disso, Mulan é o melhor modelo que a Walt Disney ofereceu a mulheres jovens em muito tempo.

Todas as cenas contém aspectos do  conto de fadas chinês, assim como elementos da cultura chinesa e da história são totalmente verdadeiros.

O que se pode esperar são algumas cenas de batalha assustadoras e intensas, assim como o uso de armas, explosões, momentos tristes e um cara mau muito ameaçador.

Os Huns destroem aldeias chinesas e também chegam a matar pessoas Há um pouco de tensão de flerte e romance. Mas no final, esta é uma história sobre perseverança, trabalho em equipe e coragem que pode atingir de alguma forma,pais e filhas em todos os lugares do mundo.

Mulan apresenta uma nova direção para o estúdio de animação da Disney, combinando os elementos tradicionais que são: a heroína valente e animais fofos como companheiros com o acrescimo de um material que parece algo mais aventurado e crescido.

As quatro músicas, se não instantaneamente memoráveis, são divertimentos agradáveis e bem encenados que só acrescentam nas cenas do filme. Essa produção é o mais perto do feminismo que a Disney chega.  Uma produção edificante e muitas vezes muito engraçada.

Trailer: